O Mailchimp é um CRM?
O Mailchimp oferece todas as ferramentas de CRM para profissionais de marketing de pequenas empresas, permitindo agregar, organizar e gerenciar dados de público em um único lugar. Na verdade, muitos clientes do Mailchimp já usam a plataforma como CRM.
Embora alguns usuários do Mailchimp tenham necessidades de CRM mais complexas (e é por isso que há integrações disponíveis para outras soluções de CRM independentes), para muitos profissionais de marketing, a função mais importante do CRM é coletar e interpretar relatórios de clientes para melhorar as campanhas. E o Mailchimp fornece todas as ferramentas necessárias para atingir essas metas, para que você possa se organizar e começar a colocar as informações do seu cliente para trabalhar para você, sem adicionar complexidade desnecessária (e dispendiosa) aos seus fluxos de trabalho.
Como o Mailchimp pode ajudar em suas necessidades de CRM para marketing
A maioria dos clientes do Mailchimp sabe que suas campanhas geram relatórios de dados úteis, mas muitos não percebem que o Mailchimp também fornece ferramentas para organizar e interpretar essas informações em um nível mais alto. O melhor de tudo é que muitas dessas ferramentas são gratuitas, sendo uma ótima opção para empresas que estão apenas começando.
Aqui estão algumas das maneiras pelas quais o Mailchimp pode ajudar você a começar a usar relatórios para melhorar suas campanhas e construir melhores relacionamentos com seus clientes.
Crie uma central para dados de clientes
Ter todos os dados do público em um único lugar permite identificar padrões: Você pode ver o que está ou não funcionando, descobrir o que enviar, quando enviar e para quem. E com o Mailchimp como sua central, é possível transformar rapidamente esse conhecimento em ação.
Quer você esteja começando do zero ou tenha informações existentes que precisa organizar, o Mailchimp facilita a criação de uma única visualização do seu público. Por exemplo, com clientes de e-commerce, conectar sua loja de e-commerce ao Mailchimp importa automaticamente todos os relatórios dos seus clientes para a nossa plataforma. Com essas informações, daremos a você uma visão entre canais de quem é o seu cliente, como ele interage com o seu marketing e como isso resulta em compras. Essas percepções vêm de pontos de dados como idade e localização geográfica, quando clicaram pela última vez em uma de suas campanhas e quando fizeram uma compra.
Saiba mais sobre como conectar sua loja ao Mailchimp.
Segmente seu público para campanhas mais direcionadas
Mesmo que você queira todas as percepções de seus clientes em um único lugar, você não vai querer falar com todos eles da mesma forma. É por isso que o Mailchimp facilita a segmentação do seu público com base em características compartilhadas.
Ao trazer os dados do cliente para o Mailchimp, você terá acesso automático a segmentos pré-criados com base nas informações do público que já estão na sua conta, como onde seus contatos vivem, a idade deles ou quais pessoas clicam nas suas campanhas com mais frequência.
Esses segmentos pré-criados podem ser muito úteis para enviar mensagens direcionadas, mas você também pode criar seus próprios segmentos com base no que é útil para você. Você pode manter os segmentos simples ou criar segmentos altamente complexos sobrepondo até 5 critérios em sua consulta, para que possa conversar com seu público de uma maneira ainda mais direcionada. E se precisar de algo ainda mais complexo, o Mailchimp oferece segmentação avançada.
Saiba mais sobre segmentação no Mailchimp.
A maneira como você precisa organizar e acessar informações sobre o seu público varia dependendo das necessidades do seu negócio, o que é importante para você saber sobre seus contatos e como você coleta percepções. É por isso que o Mailchimp oferece várias ferramentas, incluindo segmentos, etiquetas e grupos, que funcionam de formas ligeiramente distintas, para ajudar você a obter as informações necessárias quando precisar.
Etiquetas são rótulos personalizáveis que você pode criar para seus contatos, como "influenciador de redes sociais" ou "usa cupons", com base nas informações que você conhece sobre eles. Elas são totalmente flexíveis: Você pode etiquetar vários contatos de uma só vez, adicionar várias etiquetas a um único contato e usá-las para criar segmentos ou acionar campanhas automaticamente. Grupos, por outro lado, são criados por meio de um campo de formulário que as pessoas preenchem para assinar seu marketing: enquanto as etiquetas são atribuídas por você, os grupos são autosselecionados pelas pessoas do seu público. Mas, assim como as etiquetas, você pode segmentar e filtrar seu público por grupos para enviar a eles as mensagens certas, com base nas informações que eles mesmos forneceram.
Saiba mais sobre as ferramentas do Mailchimp para organizar seu público.
Use dados para personalizar suas campanhas
Depois de criar sua estrutura organizacional única com base no que faz sentido para o seu negócio, você pode usar seus relatórios para enviar aos clientes mensagens personalizadas que pareçam ser destinadas apenas a eles.
O Mailchimp facilita a adição de etiquetas de mesclagem aos e-mails para incluir informações específicas do cliente (como nome ou um produto que ele está considerando) e permite personalizar os horários de envio com base no fuso horário em que o cliente está ou quando ele tem mais probabilidade de abrir um e-mail. Se você tiver uma loja conectada, pode até prever o sexo e a faixa etária de seus clientes para saber como conversar com eles. Isso simplifica o envio de mensagens importantes para as pessoas e aumenta a probabilidade de elas continuarem ouvindo o que você tem a dizer.
Saiba mais sobre as ferramentas de personalização do Mailchimp.
Faça seus dados funcionarem para seu marketing, automaticamente
A organização de seus dados não apenas facilita o envio de mensagens direcionadas, como você pode enviar essas mensagens automaticamente. Ao aproveitar o poder dos seus dados e das nossas automações, você poderá fazer venda cruzada para os clientes com as recomendações certas e recompensá-los por sua fidelidade.
O Mailchimp oferece vários tipos de campanhas automatizadas, que podem usar dados para ajudar a gerar conversões:
O Mailchimp acompanhará automaticamente a receita gerada por cada automação, para que você possa ver o que está funcionando e otimizar sua estratégia. Ao determinar o que está funcionando, você pode continuar priorizando e otimizando.
Saiba mais sobre as automações do Mailchimp.
Otimize campanhas com base em dados
As ferramentas de otimização do Mailchimp facilitam ver o que está funcionando (e o que não está), para que você possa concentrar seus esforços. Entenda como as mensagens repercutem no seu público, teste diferentes elementos da sua campanha (assuntos, imagens, entre outros) para comparar resultados e obter um detalhamento do desempenho das suas campanhas. Nossos relatórios de crescimento, envolvimento e receita ajudarão você a aprender mais sobre o comportamento dos seus contatos e descobrir que tipo de conteúdo funciona. Quanto mais você fizer com o Mailchimp, mais dados terá para trabalhar.
Saiba mais sobre as ferramentas de otimização do Mailchimp.
Fique mais inteligente com a maneira como você visa novos clientes
As ferramentas de CRM do Mailchimp não são boas apenas para otimizar seus relacionamentos existentes; elas também podem ajudar a criar novos relacionamentos. Com seus dados consolidados no Mailchimp, você pode tomar decisões baseadas em dados sobre com quem falar em seguida e onde concentrar seu orçamento de publicidade.
Por exemplo, ao criar anúncios no Facebook no Mailchimp, você pode usar seus dados para criar um público semelhante aos seus melhores clientes e segmentá-los com um anúncio com apenas alguns cliques. Ao segmentar as pessoas com maior probabilidade de apreciar sua mensagem ou produto, você pode fazer seu orçamento render mais. E assim que você tiver o interesse de alguém novo, poderá usar tudo o que já aprendeu para gerenciar e personalizar efetivamente sua comunicação com eles e outras pessoas novas à medida que seu público cresce.
Saiba mais sobre o que você pode criar no Mailchimp para gerar conversões.
Como os profissionais de marketing de pequenas empresas usam o Mailchimp para CRM
Como você pode ver, o Mailchimp oferece muitas ferramentas e estratégias que se enquadram na categoria de criação e gerenciamento de relacionamentos com clientes como profissional de marketing. Aqui estão alguns exemplos detalhados de como diferentes tipos de empresas podem usar uma combinação dessas ferramentas para agir de forma estratégica com seus dados e atingir as metas finais:
- Um comerciante de e-commerce pode conectar seu site usando uma integração de e-commerce para sincronizar clientes existentes, comprar e armazenar dados no Mailchimp. Para começar, eles podem configurar um formulário pop-up para coletar informações de clientes potenciais que visitam seu site, criar uma página de destino para anunciar uma oferta ou promoção e criar um processo para importar dados que coletam offline. Com todas as informações dos clientes no Mailchimp, eles podem usar etiquetas para acompanhar onde encontraram clientes e em que eles estão interessados, e essas informações podem ser usadas para marketing personalizado.
- Uma empresa que vende produtos digitais, como aplicativos SaaS, pode integrar sua solução ao Mailchimp para garantir que todos os dados novos e atualizados do usuário sejam sincronizados. Usando um wrapper de API do Mailchimp, eles também podem marcar usuários com base no comportamento no aplicativo, que se torna uma ferramenta de marketing avançada. Por exemplo, eles podem configurar uma série de boas-vindas automatizadas para usuários do aplicativo para ajudar a guiá-los através da integração e melhores práticas. Para fazer isso, eles usariam etiquetas para identificar usuários do aplicativo e criar um segmento com base nos dados da etiqueta.
- Um profissional de marketing que promove uma rede de conteúdo pode usar grupos para coletar informações dos clientes quando eles se inscrevem em um formulário integrado ao Mailchimp. Ao entender os interesses dos clientes, eles serão capazes de criar conteúdo mais relevante e, sabendo mais sobre quem são seus assinantes e como eles se envolvem, eles são capazes de melhorar a abordagem. Por exemplo, talvez seus clientes sejam mais propensos a se envolver aos domingos ou talvez todos eles morem no litoral noroeste, no Pacífico. Sejam quais forem os padrões que surgirem, eles provavelmente desencadearão algumas novas ideias de conteúdo.
Se você achar que precisa de um processo de CRM mais complexo e orientado para vendas (geralmente para empresas com foco business-to-business), lembre-se de que o Mailchimp oferece opções de integração com soluções de CRM independentes, para que você possa compartilhar dados de clientes e contatos com a plataforma que funciona para você. Mas, para a maioria dos profissionais de marketing em pequenas empresas, o Mailchimp oferece todas as ferramentas necessárias para começar a coletar e organizar dados de contato e usá-los para construir melhores relacionamentos com os clientes.