Como criar campanhas relevantes

Aumente o envolvimento do público com personalização e segmentação de marketing.

É fácil pensar em marketing como um jogo de números: envie muitas mensagens para muitas pessoas e você chegará a um número suficiente para ver os resultados. Mas os profissionais de marketing mais bem-sucedidos pensam profundamente sobre a qualidade e relevância de suas comunicações em detrimento da quantidade.

Criar relevância com seu público significa ouvir suas necessidades e desejos e, em seguida, responder de acordo.

Um estudo descobriu que até 78% dos consumidores do Reino Unido estão frustrados com o marketing irrelevante das marcas que assinam. Outro estudo nos Estados Unidos descobriu que as empresas estão perdendo receita para seus concorrentes porque suas mensagens não são relevantes para seus clientes. No mundo competitivo do marketing digital, mensagens irrelevantes são facilmente ignoradas, resultando em baixo envolvimento, baixas taxas de abertura e, o pior de tudo, clientes que optam por não receber suas comunicações.

Então, como você pode manter contato com clientes existentes e em potencial de uma forma que gere resultados? Para os profissionais de marketing, segmentação e personalização são duas das táticas mais poderosas disponíveis.

Os dados do Mailchimp mostram que campanhas segmentadas geram envolvimento, resultando em taxas de abertura 23% maiores e taxas de cliques (CTRs) 49% maiores. CTRs mais altas significam mais pessoas visitando o destino desejado, dando a você oportunidades contínuas de colocar seus produtos, serviços ou mensagens diante deles.

Vamos dar uma olhada mais de perto na segmentação e personalização e como elas podem ajudar você a criar campanhas de marketing relevantes e aumentar o envolvimento do cliente.

O que é segmentação de marketing?

Segmentação de marketing é o agrupamento de pessoas com base em características identificáveis. Às vezes, seu público pode fornecer informações diretamente, como CEP ou interesses, por meio de um formulário de inscrição. Você também pode coletar dados das interações deles com a sua marca, como comportamento de compra anterior ou e-mails com os quais se envolveram. Todas essas informações podem ser usadas para agrupar seus membros do público em segmentos diferentes.

Mantenha as coisas simples ao começar a usar a segmentação. Pense em uma meta de negócios e, em seguida, pense em como agrupar seu público para atingir essa meta.

Por exemplo, se você tiver uma academia de ginástica e quiser que as pessoas se inscrevam em uma nova aula em uma de suas localidades, poderá criar um segmento usando cidades ou CEPs para atingir clientes na área. Você também pode criar um segmento que consista em pessoas que visitaram uma página sobre a nova aula em seu site. Você pode fazer mais combinações de segmentos (há opções quase infinitas), mas é mais fácil começar com algo simples e aprender com isso.

O que é marketing personalizado?

O marketing personalizado envolve personalizar mensagens para seus clientes com base no que você sabe sobre eles. A personalização pode ser específica para o destinatário individual e pode ser tão fácil quanto incluir seu nome em um e-mail. A personalização também pode trabalhar lado a lado com a segmentação de público. Você pode enviar conteúdo personalizado para um segmento de público específico com base em características ou comportamentos compartilhados.

A plataforma de marketing ideal deve permitir que você crie facilmente e-mails personalizados sem ter que duplicar seus esforços.

Você pode acessar ferramentas como blocos de conteúdo dinâmicos para criar um e-mail personalizado para diferentes destinatários. Você também pode conectar o site da loja à plataforma de marketing e enviar recomendações personalizadas de produtos para cada cliente com base no histórico de compras.

Em última análise, o conteúdo personalizado ajuda seu público a sentir que você ouviu suas necessidades e se importa o suficiente para enviar mensagens que importam para ele. Isso repercute, gera confiança e estabelece relacionamentos de longo prazo que dão a você a oportunidade de continuar apresentando suas ofertas para um público envolvido.

Quatro maneiras de usar segmentação e personalização para aumentar o envolvimento do cliente

Trazer segmentação e personalização para o seu marketing pode ser relativamente simples. Vamos começar com alguns métodos eficazes para reunir mais informações sobre o seu público, depois discutir como você pode usar essas informações para criar segmentos e enviar campanhas orientadas por dados que levem ao envolvimento do cliente.

1. Deixe seu público contar sobre si mesmo

Onde você obtém os dados para criar segmentos de público? O primeiro lugar em que você pode coletar essas informações é diretamente de seus clientes, como por meio de um formulário de inscrição, pesquisa ou sua central de preferências de marketing.

Por exemplo, se o seu formulário de inscrição ou pesquisa solicitar o CEP de um cliente, você pode usar essas informações para criar segmentos geográficos e personalizar as mensagens de acordo. Os clientes que moram no mesmo bairro em que a sua empresa está localizada podem ser candidatos ideais para enviar mensagens sobre como é fácil retirar seus pedidos, enquanto aqueles que moram mais longe podem querer saber sobre as opções de entrega.

Uma central de preferências de marketing oferece aos seus clientes uma maneira de dizer diretamente o que eles gostariam de ouvir. Você pode, então, usar os dados coletados para gerar segmentos de público com base nos interesses e preferências de comunicação de cada cliente.

Por exemplo, uma loja de roupas pode deixar que os clientes indiquem seu interesse em linhas de roupas específicas, como roupas infantis ou esportivas. Uma florista poderia oferecer opções de cadastro para ofertas promocionais de buquês sazonais ou de eventos, como oficinas de arranjo de flores. Capacitar seus clientes com controle sobre os tipos de comunicações que eles recebem ajuda a gerar confiança e facilita o aumento do envolvimento deles com conteúdo relevante. Uma central de preferências também pode diminuir a chance de que um cliente sinta a necessidade de cancelar o recebimento de seus e-mails, já que ele já disse exatamente em que está interessado.

2. Crie segmentos de público usando dados comportamentais

Além das informações fornecidas pelo usuário, você também pode usar dados comportamentais para criar segmentos de público. Dados comportamentais podem incluir comportamento de compra prévio, interações com campanhas de marketing anteriores ou envolvimento com seu site ou aplicativo. Por exemplo, faz sentido enviar uma oferta especial para uma aula de yoga gratuita para pessoas que visitam a seção de yoga do seu site porque elas já demonstraram interesse nessa oferta.

Técnicas mais avançadas, como análise preditiva, também podem ser úteis na segmentação do seu público. Um exemplo de análise preditiva é o valor da vida útil do cliente, que usa o histórico de compras passado para estimar o valor futuro.

Essas informações permitem que você recompense os clientes que mais provavelmente trarão o maior valor para o seu negócio ao longo do tempo. Por exemplo, clientes de alto valor poderiam receber uma mensagem VIP para experimentar seus produtos ou serviços mais novos antes de todos os outros.

Há muitas maneiras de ser criativo com a segmentação. Em última análise, trata-se de usar dados para entender seu público. Com esse conhecimento, você pode aumentar o envolvimento do cliente criando e compartilhando os produtos, soluções e conteúdo mais valiosos para o seu público.

3. Comece a enviar conteúdo personalizado

Enviar conteúdo personalizado pode começar com apenas alguns cliques. Procurando uma maneira simples de começar? Se você coletou os nomes dos seus clientes através do formulário de inscrição, basta usar um campo dinâmico para se dirigir a cada destinatário de e-mail pessoalmente.

Indo além dos nomes, você pode usar blocos de conteúdo dinâmico para personalizar rapidamente um único e-mail para diferentes segmentos de público.

Se você tiver um clube de recompensas, poderá enviar um e-mail que exibe um código de desconto para seus membros de recompensas, enquanto outros destinatários de e-mail poderão ver um convite para participar do programa de recompensas. Isso poupa o tempo de criar vários e-mails e incentiva o envolvimento do cliente, dando ao seu público um conteúdo relevante.

Recomendações de produtos são outra ótima maneira de personalizar seu conteúdo de marketing e torná-lo mais relevante e envolvente. Esse recurso usa análise preditiva para identificar produtos que cada cliente tem mais probabilidade de comprar com base em seu histórico de compras anteriores, para que você possa gerar mais vendas.

4. Use as automações de marketing a seu favor

Quer levar o marketing personalizado para o próximo nível? Sean Fletcher, gerente de marketing de produtos do Mailchimp e especialista em táticas de marketing, sugere explorar os recursos de automação da sua plataforma de marketing. "Use ferramentas como o Criador da Jornada do Cliente do Mailchimp para criar, automatizar e enviar mensagens personalizadas em escala e promover um melhor envolvimento geral", diz ele.

Usar automações de marketing não apenas economiza tempo e esforço, mas também pode ter um grande impacto no envolvimento. As automações garantem que mensagens relevantes cheguem ao cliente no momento certo, automaticamente. Dados da plataforma Mailchimp mostram que, com as automações, os usuários veem um aumento surpreendente de 93% nas taxas de abertura e um aumento de 174% nas taxas de cliques em média em comparação com os e-mails em massa.

Com o Criador da Jornada do Cliente, você pode criar e automatizar jornadas únicas que orientam os clientes em direção a uma meta final selecionada, como fazer uma compra ou cadastrar-se para um evento.

A ferramenta permite que você configure vários pontos de partida para que pessoas de diferentes públicos participem da jornada. Em seguida, você pode usar a lógica de ramificação para acionar campanhas para cada segmento de cliente para que eles recebam mensagens relevantes com base em seus comportamentos ou ações.

Há vários acionadores que você pode escolher ao criar sua jornada de cliente. Por exemplo, uma automação de carrinho abandonado enviará um e-mail aos compradores que encheram o carrinho, mas não concluíram a compra. Ou você pode usar automações baseadas em datas para enviar um bom desconto em aniversários ou datas comemorativas ou para lembrar os clientes de marcar um horário após um determinado período. É fácil começar com essas automações de uma etapa simples e depois criar jornadas mais complexas de várias etapas para maior personalização ao longo do tempo.

Marketing relevante é marketing de sucesso

Estabelecer um vínculo com seus clientes através de comunicação relevante nunca foi tão importante. Felizmente, há ferramentas poderosas para ajudar todos os tipos de empresas a impulsionar o envolvimento significativo do cliente por meio da segmentação de público, personalização de conteúdo e automações.

Como Michelle Monaco, gerente sênior de marketing do Mailchimp, resume: "Para criar os melhores relacionamentos com seus clientes, seja o mais relevante possível com suas comunicações e deixe sua plataforma de marketing ajudar com isso. Os dados mostram que o marketing significativo gera resultados."

Comece a enviar campanhas relevantes hoje mesmo

Cadastrar-se

Ah, você gosta de tendências? Temos mais.

Seja você um novo proprietário de pequenas e médias empresas ou um especialista em marketing, nosso relatório de crescimento e tendências de pequenas empresas tem muitos insights que ajudarão você a crescer e se adaptar aos tempos.

Compartilhar este artigo