Como a Stretch & Flex foi criada e cresceu durante uma pandemia

Pesquisas ajudaram o estúdio virtual de Pilates a se reinventar rapidamente e planejar o sucesso a longo prazo.

Michael teaching a pilates class from home.
Stretch & Flex - well-being for your body

Resumo:

  • Setor: Saúde e bem-estar
  • Localização: Eastbourne, Inglaterra - Reino Unido
  • Tamanho da empresa: 2 pessoas
  • Ano de fundação: 2020

Os fundadores da Stretch & Flex, Tim e Michael Sitwell-Mogridge, se viram no meio de um problema no início de 2020, quando a pandemia do COVID-19 fez com que empresas em todo o mundo fechassem suas portas e começassem a operar online. Antes da pandemia, Michael dava aulas de Pilates particulares e em academias em Londres. "E aí veio o COVID-19", afirma Tim. "Michael não pôde mais trabalhar nas academias porque elas fecharam. E ficamos um pouco desesperados com isso."

Mas em vez de deixar uma situação difícil os consumir, Tim e Michael viram uma oportunidade de transformar o acontecimento em algo positivo. A dupla sonhava em abrir juntos um centro de bem-estar e um estúdio, e embora a pandemia tenha impossibilitado a abertura de um espaço físico, eles perceberam que poderiam realizar esse sonho ao direcionar a ideia do novo negócio ao mundo online.

O desafio: Dando início

Tim é formado em teatro e artes, mas logo aprendeu sobre ferramentas e técnicas de marketing para ajudar a tirar a Stretch & Flex do papel. Em questão de semanas, eles lançaram um site e começaram a oferecer aulas virtuais de Pilates ministradas por Michael.

Tim também criou uma conta no Mailchimp para facilitar o contato com seus clientes e, quando chegou a hora de incentivar as pessoas a se inscreverem nas aulas, ele atingiu o público que Michael havia conquistado no Facebook ao longo dos anos. Não demorou muito para que a dupla começasse a deslanchar. "Começamos a Stretch & Flex de forma online, com apenas 4 aulas", diz Tim. "E aí aumentamos a quantidade em 2 dias, e agora estamos dando 16 aulas por semana".

Tim and Michael Sitwell-Mogridge are the owners of Stretch & Flex.

As ferramentas: Pesquisas do Mailchimp, formulários pop-up e integração do WooCommerce

Conforme o público da Stretch & Flex crescia – com a ajuda dos formulários pop-up do Mailchimp e da integração WooCommerce que adicionava pessoas automaticamente à lista de contatos ao reservar uma aula – Tim e Michael sabiam que precisavam começar a pensar sobre os próximos passos. Eles queriam entender melhor o que estava (ou não) funcionando para seus clientes, para que pudessem manter o ritmo e começar a planejar o futuro de seus negócios.

Decidiram enviar uma pesquisa do Mailchimp para ver se as pessoas se sentiriam confortáveis em voltar às academias quando o lockdown acabasse. Também queriam avaliar o interesse dos clientes na combinação de aulas presenciais e online e ter uma ideia de quanto as pessoas estariam dispostas a pagar.

Os resultados foram interessantes – mais de 54% dos clientes entrevistados disseram que continuariam com as aulas virtuais até 2020, e 40% afirmaram que gostariam de uma combinação de aulas virtuais e presenciais. E fazendo uma leitura prévia de 2021, 33% dos clientes afirmaram que continuariam com as aulas online, o que foi um número muito maior do que Tim e Michael previram antes de enviar a pesquisa.

O resultado: Um caminho a trilhar

30%

de aumento no valor das aulas

54%

das pessoas terão aulas virtuais até 2020

33%

pretendem continuar com aulas virtuais em 2021

Os resultados da pesquisa provaram que valia a pena desenvolver a ideia de aulas virtuais da Stretch & Flex, em vez de abandoná-la no ano seguinte. O feedback recebido ajudou Tim e Michael a ajustar as ofertas de aulas, aumentar os preços em 30% e melhorar o processo de reserva de aulas no site. E como o Mailchimp facilita a etiquetagem de contatos com base nas respostas da pesquisa, eles também podem usar o que aprenderam para aumentar a relevância de seu marketing futuramente.

De olho no futuro: Metas para 2021 e adiante

Assim como muitas empresas foram forçadas a se adaptar no início da pandemia, Tim e Michael sabem que a Stretch & Flex precisará evoluir um pouco quando a pandemia acabar.

"Nosso maior objetivo será nos adaptarmos a um mundo normal", diz Tim. "Muitas empresas que se adaptaram a esta situação voltarão a trabalhar da mesma forma que antes, mas não sabemos como é trabalhar no mundo normal, sem COVID. E isso será bastante interessante."

"Quando as coisas voltarem ao normal", continua Tim, "podemos reter apenas 10-30% do nosso grupo online. Estou tentando construir essa base o máximo possível, para que seja o suficiente para nós como fonte de renda.”

A dupla ainda planeja transformar seu negócio em um estúdio físico. Eles esperam aumentar seu público local para conseguir manter o negócio quando puderem voltar a ter os treinos em grupo de forma segura. "Queremos um estúdio que possamos alugar para outras pessoas com ideias semelhantes, como professores de ioga ou personal trainers", diz Tim. "Um lugar onde autônomos possam trabalhar em um ambiente seguro. Um lugar onde as pessoas não se sintam intimidadas. Um espaço seguro."

"Você pode se surpreender com o fato de como ser forçado a se adaptar às circunstâncias pode realmente dar um retorno positivo e potencialmente mais lucrativo".

Conselhos deles a outras pequenas empresas

O ano de 2020 ofereceu a Tim e Michael uma oportunidade única de transformar o sonho de começar um estúdio em realidade, e eles encorajam outros empresários a sempre enxergarem o lado bom em situações desafiadoras.

"Aproveite o máximo de informações e ferramentas gratuitas disponíveis e, em seguida, escolha cuidadosamente em que e onde investir com o passar do tempo. É possível tirar algo bom de uma situação ruim, e você pode se surpreender com o fato de como ser forçado a se adaptar às circunstâncias pode realmente dar um retorno positivo e potencialmente mais lucrativo. Prepare-se para aprender muito em pouco tempo e aproveite todas as oportunidades!"

Ah, você gosta de tendências? Temos mais.

Seja você um novo proprietário de pequenas e médias empresas ou um especialista em marketing, nosso relatório de crescimento e tendências de pequenas empresas tem muitos insights que ajudarão você a crescer e se adaptar aos tempos.

Compartilhar este artigo