2. Faça sua pesquisa
As pessoas só compram algo se acreditarem que querem ou precisam disso. A chave para vender para qualquer público é aprender o que ele valoriza e, em seguida, ajustar seu discurso de vendas para que corresponda a isso.
Como vender para consumidores
A pesquisa de consumidores está mais fácil agora do que nunca. Onde quer que sua empresa esteja presente on-line, você pode encontrar informações sobre quem está interessado em você.
Veja as redes sociais, por exemplo. Quando você faz qualquer divulgação de marketing ou para um público por meio de plataformas como Facebook e Instagram, essas plataformas coletam informações sobre seus visitantes.
É relativamente fácil colocar suas mãos nessas informações. O Facebook tem um aplicativo de análise robusto que informará sobre quem visita você, incluindo informações demográficas, como idade e localização. Você também pode aprender como as pessoas interagem com suas postagens, se elas clicam e o que fazem antes de comprar.
O problema é que você terá muitas informações, possivelmente em muitos lugares diferentes, e é difícil fazer qualquer coisa útil com esse tipo de dados dispersos.
Você obterá os insights de que precisa muito mais rapidamente se coletar dados por meio de uma plataforma completa como o Mailchimp. O painel de controle de público do Mailchimp fornece informações de todos os canais de marketing conectados, incluindo redes sociais, e-mail e seu site. Você obterá as mesmas informações do Mailchimp que obteria de aplicativos de análise nativos, mas as obterá de um só lugar e de uma forma que destaque os dados mais úteis.
Com esses insights, você pode tomar decisões mais informadas sobre como promover seu produto ou serviço e, por fim, como vendê-lo. Se o seu público responder a promoções e descontos, concentre-se em gerar mais vendas. Se ele aprecia um recurso específico, promova-o.
Como vender para tomadores de decisão de negócios
Você também pode pesquisar seus clientes comerciais on-line, mas procurará por eles em locais diferentes.
A venda de empresa para empresa (B2B) tem tudo a ver com entender as motivações e necessidades profissionais de alguém, então o ideal é você se concentrar em duas coisas:
- As metas financeiras e operacionais da empresa
- Os objetivos profissionais do tomador de decisão
Você pode examinar esses fatores individualmente ou de uma forma geral. Por exemplo, antes de fazer uma ligação de vendas a um comprador B2B, você deve pesquisar as metas de curto e longo prazos da empresa. Você também vai querer saber como seu cliente potencial contribui para essas metas e, mais importante, como seu produto ou serviço pode ajudar.
Se estiver promovendo para um grupo, identifique as tendências no setor ou desafios para uma função de negócios específica. Se acabou de entrar no mercado e ainda não tem muitos dados, comece estabelecendo uma presença on-line que permita que você comece a coletar informações o mais rapidamente possível. Crie um site e comece a interagir nas redes sociais.
Enquanto isso, esteja on-line e faça algumas pesquisas. Procure:
- Publicações comerciais onde as pessoas do seu setor discutam marketing
- Outras empresas que vendem para o seu mercado-alvo e como fazem isso
- Avaliações dos produtos e serviços de seus concorrentes
- Resultados do Google para "dados demográficos de X compradores" ("dados demográficos de compradores de software B2B", por exemplo)
Essas pesquisas fornecerão a você informações suficientes para começar com algumas vendas segmentadas.